frete grátis acima de R$ 149,00
prazo de envio de até 3 dias úteis

  em até 12x sem juros

  10% de desconto no boleto

Insônia: 5 óleos essenciais que vão melhorar seu sono

Insônia

O mal da insônia afeta 73 milhões de brasileiros e 45% da população mundial. Ficar sem dormir e, consequentemente, sem descanso para a mente, pode ser um tormento. Por isso, os afetados buscam refugiar-se em terapias e remédios. O tratamento alopático é o primeiro passo a ser tomado, mas não deve, de forma alguma, ser o único passo. Com a orientação médica, é possível aliar ao tratamento tradicional a abordagens alternativas, como chás, óleos, yoga e meditação.

Efeitos colaterais no tratamento da insônia

Uma das grandes reclamações de pacientes com insônia são os efeitos colaterais dos remédios. Com desordens que vão de ganho / perda de peso a problemas gástricos, é inegável que o uso de medicações mais pesadas, a longo prazo, podem gerar consequências nada agradáveis.

O metabolismo do nosso corpo está acostumado a certas doses de hormônios e substâncias — ou a não presença delas em nosso corpo. No caso de remédios para insônia, os hormônios e substâncias utilizados nos remédios e que induzem ao sono, podem desregular a própria produção de melatonina do cérebro (hormônio responsável pelo entendimento do cérebro de que é hora de dormir).

Porém, da mesma forma que os remédios podem trazer efeitos indesejados, a falta de sono pode acarretar problemas de saúde como hipertensão, diabetes, obesidade e depressão.

Processos do corpo

O relógio biológico do corpo humano funciona em ciclos de 24 horas. Assim que o sol se põe, o hormônio da melatonina começa a ser liberado e a temperatura corpórea e a pressão arterial caem, fazendo com que o organismo comece a relaxar.

Os óleos essenciais ativarão os órgãos responsáveis por liberarem todos os hormônios do processo, o que garante o bom funcionamento do ciclo biológico.

Melhores óleos essenciais para insônia

  1. Lavanda: Esse óleo possui qualidade analgésica, relaxante e calmante, agindo contra a insônia. Traz equilíbrio, regulando os sistemas do corpo e evitando o estresse e outras desordens psicológicas. Confira aqui.
  2. Manjericão: Além da fragrância suave e refrescante da planta, a planta induz ao relaxamento mental e ao sono, pois, regulariza o sistema nervoso. Confira aqui.
  3. Camomila Romana: Quem nunca foi aconselhado a tomar um chazinho de camomila para se acalmar? Pois é, a camomila romana, assim como a comum, é excelente calmante e sedativo. Confira aqui.
  4. Manjerona: O cheiro deste óleo tem propriedade calmante e relaxante. Assim como a camomila, funciona como ótimo sedativo. Confira aqui.
  5. Rosa: Esse óleo alivia sintomas de tensão, depressão e ansiedade. Acalma as emoções, fazendo com que a ira e sentimentos correlatos desapareçam do dia a dia. Confira aqui.

 

Para se inspirar e se aprofunda, leia também a pesquisa da Universidade de Berlim. Nela, comparou-se a eficácia da aromaterapia e da massagem de acupressão na qualidade de vida de pacientes. Bom, já deu para perceber que dá para se beneficiar da aromaterapia como tratamento alternativo para insônia. Agora, tudo o que você precisa é descobrir qual o óleo essencial que mais atende suas necessidades e incluí-lo na sua rotina! Neste artigo, falamos das diversas maneiras de utilizar os óleos essenciais, como em banhos e inalações. Melhorando o sono, é possível melhorar, e muito, a qualidade de vida.

 

2 thoughts on “Insônia: 5 óleos essenciais que vão melhorar seu sono

  1. Farlley Ramalho says:

    Essa é um assunto muito complicado. Na minha opinião a depressão não é frescura como muitos pensam, ela é uma doença grave que precisa ser tratada o mais rápido. Obrigado pelas informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de Ajuda? Clique Aqui!